Meu primeiro livro

Dayanne Dockhorn
3 min readOct 2, 2024

--

Quando eu tinha 15 anos, escrevi um livro: se tratava de um romance adolescente cheio de reviravoltas novelísticas. Na época, me emprestava da voz dos livros ultra românticos que eu lia religiosamente todos os dias.

Já que ele nunca foi publicado (e ainda bem), não conto este como meu primeiro livro, mas também não o esqueço por completo. Tão cedo como os 15, fui capaz de imaginar, estruturar e narrar uma história — ou seja, gosto de ter essa carta na manga quando a confiança balança. Mas o que eu não sabia era que, depois dele, nunca mais terminaria nenhuma história.

Sempre tive uma predileção pelos começos, pela concepção da ideia — até descobrir a delícia, a necessidade do processo.

Iniciei o curso de Especialização em Escrita Criativa na PUCRS em 2023. Dali, dois projetos nasceram: um romance, no qual estou trabalhando para o TCC, e um pequeno ensaio pessoal sobre o luto de animais, intimamente ligado à experiência do adoecimento e perda repentina de minha coelha de estimação, a Floqui.

Como escritora que sou, comecei a conversar com Floqui por meio de cartas e escrevi páginas e mais páginas. Dessas cartas nasceu, surpreendentemente, um livro.

Tive a chance de ler as primeiras páginas em voz alta para meus colegas e entender como o assunto tratado ali era importante — tanto porque não é comentado, como porque faz parte da nossa experiência enquanto tutores de animais.

Em breve, estarei lançando Pequenas Ausências, este sim, meu primeiro livro.

O livro está em pré-venda em dayannedockhorn.com

Nunca antes precisei da escrita tanto como precisei no momento do luto. O livro aconteceu porque tomei as cartas como fonte de apoio e consolo no momento da perda da Floqui. Elas foram uma forma de nos mantermos perto, conectadas, ainda que a distância entre nós crescia a cada dia.

Sob outra perspectiva, esse livro aconteceu porque, pela primeira vez na vida, me senti preparada, munida de todas as ferramentas, para escrever e publicar algo significativo.

O livro já está em pré-venda!

Estou muito feliz de anunciar aqui no Medium o início da pré-venda de Pequenas Ausências.

Publicar esse livro tem sido um grande esforço em conjunto e finalmente está chegando a hora de compartilhá-lo com o mundo. Acesse meu site para garantir um exemplar a apoiar o trabalho de uma escritora independente!

Espero você! :)

--

--

Dayanne Dockhorn

ruim com as palavras. me escreva: dayannedockhorn@gmail.com me encontre nas redes: @dayannedockhorn